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Falta um mês para o Enem: confira dicas para organizar a reta final

Publicado por Tatiana Notaro em ENEM às 10:03

Um mês para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e agora é tempo de colocar a cabeça na reta final, programar revisões e ir, aos poucos, pisando no freio. Afinal, uma boa prova requer, além de preparo, tranquilidade e concentração. A gente preparou uma lista para te ajudar a se organizar e chegar bem até a primeira prova do Enem, no dia 21 de novembro.

Plano de estudos

É estratégico organizar um plano de estudos (aproveita e acessa para saber mais) para esta reta final. Detecte quais disciplinas precisam ser revisadas – em geral, aquelas que você tem mais dificuldade ou não está tão afiado assim – e divida entre os dias da semana. Lembre-se que é importante ter horários de descanso, para lazer e para exercícios físicos. Deixando tudo organizado, fica mais fácil cumprir metas.

Faça exercícios

Nem só com livros e aulas se faz um candidato aprovado. Por isso, ajude sua mente a trabalhar melhor fazendo exercícios diariamente: dá mais disposição e ajuda na concentração. Afinal, o Enem é uma maratona mental e física que pode durar em torno de cinco horas!
Você sabia que o exercício físico regular potencializa o desenvolvimento emocional e cognitivo? Também é um aliado da memória, reduz os níveis de estresse e dá disposição. Ou seja, coloque a atividade física na sua rotina e viva melhor.
Frutas são recomendadas na preparação e no dia da prova do Enem | Foto: Engin Akyurt/Pixabay

De olho na alimentação

É muito importante que estudantes se alimentem o melhor possível nesta reta final – e priorizar alimentos saudáveis deve ser uma regra inclusive no dia da prova. Ah, e água, sempre!

Na sua rotina de estudos, consuma, quando possível, alimentos como banana, chocolate amargo (que tem menos gordura e açúcar) e castanhas (que são amigas que amenizam a ansiedade). Outras frutinhas como morango, mirtilo e açaí também são recomendadas, assim como a ingestão de café, cúrcuma, folhas verdes, chia, semente de abóbora, brotos e abacate. Sabe o motivo? São alimentos antioxidantes e antiinflamatórios que vão também dar uma ajudinha na memória, na concentração e estimulam a formação de neurônios.

Para a hora da prova, tente levar frutas (uma banana é ótima opção), mix de castanhas (lembre-se: sempre em embalagem transparente para não descumprir as regras do Enem) e barrinhas de proteínas. Fuja da tentação de levar chocolates ricos em açúcar e outros alimentos como refrigerantes, salgadinhos e biscoitos.

Documentação e outros itens

Falta um mês, mas não custa se certificar que você tem em mãos um dos documentos de identificação obrigatórios para fazer a prova. Pode ser o RG, a carteira de trabalho, a carteira de reservista ou certificado de dispensa, que tenha foto. São aceitos também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte e ainda a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade.

Também não esqueça: a caneta precisa ser de tinta preta e feita em material transparente.