NOTÍCIAS

Confira graduações mais bem avaliadas de PE, segundo Guia da Faculdade 2021

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 27/10/2021 às 11:25
Foto: UFRPE/Divulgação
Foto: UFRPE/Divulgação FOTO: Foto: UFRPE/Divulgação

As universidades Federal Rural (UFRPE) e de Pernambuco (UPE) tiveram 39 e 35 cursos bem avaliados no Guia da Faculdade 2021, que analisa a qualidade de quase 16 mil cursos superiores no Brasil.

Na UFRPE, quatro cursos foram considerados excelentes, com avaliação 5 estrelas: as licenciaturas em Ciências Biológicas, Educação Física, Letras – Português e Espanhol e Letras – Português e Inglês (UAST).  A instituição também teve outros 30 cursos de graduação com avaliação "muito bom", com 4 estrelas. Confira a lista completa da avaliação dos cursos da UFRPE.

As instituições públicas concentram a maior parte dos cursos 5 estrelas do país, conforme a avaliação deste ano do Guia da Faculdade. Quase 88% das graduações que chegaram ao conceito máximo estão na rede pública.

UPE

Já a UPE teve 35 cursos avaliados com quatro estrelas pelo Guia da Faculdade 2021; outros 13 cursos receberam três estrelas. O resultado foi alcançado por todas as unidades que integram a universidade em Pernambuco, entre eles Direito e Odontologia (Campus Arcoverde), Sistemas de Informação e Administração (Campus Caruaru) e os cursos de História, Geografia, Direito, Computação, Letras (Língua Portuguesa e suas Literaturas), Ciências Biológicas e Psicologia (no Campus Garanhuns), entre outros.

Ranking

O Guia da Faculdade utiliza metodologia conhecida como avaliação por pares para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior. Desse total de aproximadamente 16 mil cursos avaliados em 2021, apenas 581 conquistaram o conceito máximo de 5 estrelas.

Os indicadores utilizados referem-se a três eixos principais: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. A partir daí, cada curso recebe notas de 1 a 5. O resultado da média entre a pontuação é transformado em estrelas.