ENEM

IES poderão aderir ao Sisu em novembro; candidatos podem concorrer com notas do Enem 2021

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 28/10/2021 às 13:51
Sisu - Sistema de Seleção Uniificado
Sisu - Sistema de Seleção Uniificado FOTO: Sisu - Sistema de Seleção Uniificado

Com a publicação do edital nº 73, no Diário Oficial da União, o Ministério da Educação (MEC) definiu o cronograma e procedimentos para que as universidades públicas adiram ao primeiro processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo de adesão é de 8 a 12 de novembro.

No mesmo edital, o MEC destacou ainda que para concorrer às vagas disponibilizadas para o primeiro semestre de 2022 via Sisu, os candidatos terão que usar, exclusivamente, as notas da edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. Após a divulgação da data do resultado do Enem 2021, o MEC publicará o edital com o prazo de inscrição e demais procedimentos para o primeiro processo seletivo do Sisu do ano 2022.

Confira o Edital nº 73 (Edital no DOU), publicado nesta quinta-feira, 28 no Diário Oficial da União.

Leia também:

> Nota da Redação é estratégica para o resultado do Enem

> Vamos aproveitar bem o tempo? Faça um plano de estudos

> Falta um mês para o Enem: confira dicas para organizar a reta final

Sisu

O Sisu é o sistema do MEC para que vagas de instituições públicas de educação superior federais, estaduais ou municipais, sejam disputadas por candidatos de todo país. Os candidatos são selecionados de acordo com a melhor classificação na edição mais recente do Enem.

O edital de adesão ao Sisu prevê ainda que seja disponibilizado pelas instituições o acesso virtual para que os estudantes selecionados pelo Sisu possam encaminhar a documentação exigida e efetuar suas matrículas de forma remota, caso não possam realizar os procedimentos necessários de forma presencial.