ENEM

Prova de Matemática do Enem exige assuntos diversos, “do mais simples ao mais aprofundado”; confira dicas

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 04/11/2021 às 15:00
Marconi Sousa, professor de Matemática do Colégio GGE | Foto: Jailton Jr./JC360
Marconi Sousa, professor de Matemática do Colégio GGE | Foto: Jailton Jr./JC360 FOTO: Marconi Sousa, professor de Matemática do Colégio GGE | Foto: Jailton Jr./JC360

A pouco mais de duas semanas da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a hora é de desacelerar e manter a cabeça no lugar. "Não é mais o momento de estudar", relembra o professor de Matemática do Colégio GGE, Marconi Sousa, mas de revisar conteúdos estratégicos. "Você não vai conseguir colocar o conhecimento de uma vida na cabeça em três semanas. Agora é revisar, desacelerar e ser assertivo. Com a parte intelectual equilibrada, com certeza, uma boa realização da prova virá", ensina.

Para apoiar os feras neste momento decisivo, o Blog do Enem vai trazer mais conteúdos focados para revisões dos professores do Colégio GGE. Juntamente com as orientações de última hora, links para o ENEMcast - claro, com as melhores dicas para cada prova. Assim, a gente quer te ajudar a manter a cabeça tranquila, focada na sua aprovação. É só acessar no Spotify e na Apple Podcasts.

Para ouvir as dicas do professor Marconi Sousa, do GGE, acesse o Spotify do Colégio GGE.

Leia também:

> Nota da Redação é estratégica para o resultado do Enem

> Vamos aproveitar bem o tempo? Faça um plano de estudos

> Confira dicas infalíveis e se prepare para o Enem 2021

Matemática e suas tecnologias

O professor Marconi Sousa orientou que manter os hábitos é importante, assim como continuar dormindo e se alimentando bem. Certo, e a prova?

Marconi Sousa relembra que estamos diante de uma prova ampla, aplicada em todo o Brasil e que contempla o aluno que tem conhecimento vasto, "do mais simples ao mais aprofundado".

"A prova de Matemática do Enem aborda, além dos assuntos tradicionais, alguns bem elementares, do Ensino Fundamental, que, muitas vezes, o aluno desmerece: potenciação, expressões numéricas, fatoração, produtos notáveis", cita Marconi. "O aluno que fica mais amarrado aos assuntos tradicionais às vezes perde questões sobre assuntos muito simples".

Na última edição do Enem, não foram cobrados assuntos simples como juros, mediana e trigonometria - mas Marconi reforça que outros, como expressão e análises simples de gráficos, por exemplo, estiveram presentes.

Ouça mais dicas de ouro dos professores do Colégio GGE para esta reta final acessando o ENEMcast no Spotify e na Apple Podcasts.