NOTÍCIAS

IFPE prorroga inscrições para processo de ingresso

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 08/11/2021 às 11:35
IFPE_editada FOTO:

As inscrições para o Processo de Ingresso 2022.1 para novos estudantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) foram prorrogadas e seguem, agora, até o próximo domingo (14). São 4.631 vagas ofertadas pela seleção nos 16 campi da instituição poderão se inscrever, gratuitamente, pelo site ingresso.ifpe.edu.br.

A seleção será feita, novamente, pela internet, por meio da análise de desempenho escolar do Ensino Fundamental ou Médio ou da nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com a modalidade de curso escolhida. Para esclarecer dúvidas, candidatos podem contar com um canal de atendimento, através do endereço: atendimentoingresso.ifpe.edu.br.

Cotas

O sistema de cotas da instituição reserva 60% de vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Há ainda subcotas para pessoas com de?ciência, pretas, pardas e indígenas, além de reserva de vagas nos cursos de vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.

Para os candidatos que concorrerão às vagas dos cursos técnicos nas modalidades Integrado, Proeja e Subsequente, o ingresso se dará pela análise do histórico escolar ou certificação equivalente, através do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. No caso do Integrado ou Proeja, serão levadas em conta as notas obtidas do 6º até o 8º ano do Ensino Fundamental. Já no Subsequente, serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Já os candidatos aos cursos superiores poderão escolher entre apresentar a nota geral do Enem ou o histórico escolar do Ensino Médio ou documento equivalente. No caso da nota do Enem, será aceita uma das cinco últimas edições (2016 a 2020). Quem optar por histórico escolar deverá usar as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio referente às disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geogra?a ou equivalentes.

Editais

>> Cursos Superiores

>> Cursos Técnicos

Cronograma

Inscrições: Até 14/11 pelo site: ingresso.ifpe.edu.br

Avaliação Especí?ca em Música (Envio ou entrega da gravação): 10 a 16/11

Lista preliminar de inscrições: 24/11

Reti?cação de inscrições: 25 e 26/11

Lista ?nal de inscrições e resultado preliminar: 7/12

Interposição de recursos: 9 e 10/12

Resultado ?nal: 17/12

Canal de atendimento: https://atendimentoingresso.ifpe.edu.br