ENEM

Já imprimiu o cartão de confirmação do Enem? Aprenda como fazer

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 09/11/2021 às 10:00
govbr2 FOTO:

A essa altura, você já deve ter conferido seu local de prova - principal informação do Cartão de Confirmação de Inscrição dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas ele também mostra número de inscrição, data, horário e local de prova.

O documento não é obrigatório, mas facilita sua vida. Então, vale a pena imprimir e levar para as provas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. No caso dos inscritos que farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, o documento ainda não foi disponibilizado, o que acontecerá mais perto da prova.

Além das informações, o cartão de confirmação também apresenta orientações para a realização do exame, bem como se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se precisa de atendimento especializado, caso a solicitação tenha sido feita e aprovada. Embora não seja obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que o inscrito leve o cartão no dia da prova.

Primeiro passo

Para acessar o cartão de confirmação, o participante precisa estar cadastrado na plataforma do Governo Federal (gov.br) e ter em mãos seu login único e senha de acesso. Caso o participante não lembre ou tenha perdido a senha, é possível recuperá-la.

Segundo passo

Depois, acesse a Página do Participante e selecionar o botão “Página do Participante – Entrar com gov.br”.

Terceiro passo

Em seguida, insira o número do CPF, clicar em “Continuar”, informar a senha única e apertar o botão “Entrar”.

Quarto passo

Já na Página do Participante, a esquerda da tela, selecionar o menu “Local de Prova”.

Quinto passo

Em seguida, confirmar com o assistente virtual a opção “Local de Prova”.

Sexto passo

Pronto. O sistema abrirá o Cartão de Confirmação de Inscrição do participante que fará o Enem 2021 em novembro. Para imprimir, basta rolar a tela até o final da página e clicar no botão “Imprimir”.