ENEM

Confira tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2021

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 20/11/2021 às 16:00
Prova do Enem | Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil
Prova do Enem | Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil FOTO: Prova do Enem | Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Momento de calma e serenidade para começar a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), amanhã, 21. Para te ajudar, o Blog do Enem reúne aqui todas as informações que você precisa para apoiar sua tranquilidade no primeiro dia de prova.

Cartão de confirmação

Você já sabe que ele não é porte obrigatório, mas tê-lo à mão te ajuda com as informações necessárias, então imprima-o. É só acessar a Página do Participante.

Se você não lembra a senha de acesso, uma mãozinha: basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF para fazer a verificação e clicar em “Avançar”. Então, clique em “Esqueci minha senha” e recupere a conta como for melhor pra você, se por meio do aplicativo Meu gov.br, dos bancos credenciados, do Internet Banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS). O participante deve selecionar uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta.

O que levar

  • Documento oficial com foto;
  • Caneta de tinta preta, feita de material transparente;
  • Máscara extra;
  • Frasco de álcool;
  • Água suficiente para 5h30 de provas.

O que NÃO LEVAR

  • Qualquer dispositivo eletrônico (telefones celulares, smartphones, tablets, máquinas calculadoras, fones de ouvido, entre outros materiais estranhos à realização da prova, previstos no edital do exame).

Os aparelhos eletrônicos não podem emitir sons e devem permanecer desligados, sob pena de eliminação do inscrito.

Adoeci, o que faço?

Se você apresentar sintomas de covid-19 durante a semana que antecede a aplicação das provas ou na véspera, não compareça ao local de prova. Solicite reaplicação da prova, por meio da Página do Participante, no período de 29 de novembro a 3 de dezembro, com anexo de documentação que comprove a condição de saúde. Após análise do Inep, se a documentação for aprovada, o candidato tem participação garantida na reaplicação do exame, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

A mesma orientação serve para outras doenças infectocontagiosas listadas no edital do exame: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

O que apresentar:

- Documentação como nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição do participante e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). O documento deve estar legível e constar a assinatura e a identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

Logística

A distribuição começou ontem (19) para unidades de segurança locais, nos municípios onde haverá aplicação, segundo o Inep. A distribuição para os locais de prova ocorrerá no dia da realização do exame. As provas são entregues simultaneamente, em todo o Brasil.

Para mostrar todas essas etapas, o Inep preparou mais uma edição do Operação Enem, um infográfico detalhado sobre a logística de aplicação. No documento, estão, por exemplo, os dez passos para fazer cada questão de prova e curiosidades sobre o forte esquema de segurança que sustenta o exame.

Número do Enem 2021

  • Inscrições

    Inscrições realizadas: 4.004.764

    Inscrições confirmadas: 3.109.762 (77,6%)

    Inscrições não confirmadas: 895.002

  • Perfil dos inscritos

    Em relação à taxa de inscrição

    Isentos: 1.733.039 (55,8%)

    Pagantes: 1.376.723 (44,3%)

    Em relação à conclusão do ensino médio

    Egressos: 1.519.559 (48,8%)

    Concluintes: 1.144.932 (36,8%)

    Treineiros: 445.270 (14,4%)

  • Estrutura de aplicação

    Enem impresso

    Municípios: 1.747

    Locais de prova: 11.074

    Salas de prova: 154.814

    Enem Digital

    Municípios: 99

    Locais de prova: 831

    Salas de prova: 4.537