Enem – Portal NE10

publicidade
28/nov
enen_2019_fcpzzb200120_abr_5717

Provas do Enem já estão nos locais de aplicação

Publicado por Tatiana Notaro em NOTÍCIAS às 11:28

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que a entrega das provas do segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 — versões impressa e digital — foi concluída às 10h41 (horário de Brasília) deste domingo, 28 de novembro.

A distribuição dos instrumentos para os locais de aplicação começou às 8h. As provas foram entregues simultaneamente, em todo o Brasil.

O malote com as provas só pode ser aberto às 13h, após o fechamento dos portões, e na presença de um certificador da Rede Nacional de Certificadores (RNC) e de dois participantes do exame escolhidos de maneira aleatória. Os certificadores são servidores públicos federais ou professores da rede pública estadual ou municipal. Eles representam o Inep em cada local de prova.

A logística de distribuição das provas envolve profissionais dos Correios, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil de todos os estados. Esse trabalho conta com profissionais de transporte, segurança e distribuição. Ao todo, são 52.957 profissionais envolvidos, sendo 49.491 para o Enem impresso e 3.466 para o Digital.

Aplicação

Neste domingo (28), os participantes do Enem 2021 (versões impressa e digital) realizarão provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Os inscritos terão cinco horas para resolverem 90 questões, sendo 45 de cada área do conhecimento.

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. A aplicação das provas começa às 13h30 e termina às 18h30. Aqueles que solicitaram atendimento especializado e tiveram as solicitações aprovadas terão uma hora a mais para responder às provas. Já os participantes que solicitaram recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderão concluir o exame até as 20h30.