ENEM

Fez o segundo dia de Enem? Reveja a análise das provas na TVJC

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 29/11/2021 às 11:14
tvjc FOTO:

Passaram as provas e agora é esperar o gabarito oficial, as notas e as datas do Sistema Unificado de Seleção (Sisu) para finalizar a maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. E como foi a prova de ontem? Já conferiu as análises dos professores do Colégio GGE sobre as questões de Matemática, Física, Química e Biologia? Acesse a TVJC e reveja comentários dos professores do GGE.

O Enem 2021 teve dois dias de provas, 180 questões objetivas e uma redação. A nota da analiação é utilizada, via Sisu, para ingresso no ensino superior em instituições pública de todo o país. Em Pernambuco, utilizam o Sisu: UFPE, UFRPE, UFAPE, Univasf, UPE, IFPE e IF do Sertão.

A previsão do Inep é liberar gabaritos oficial e cadernos de provas até a próxima quarta-feira (1). Já para as notas, a previsão, sem confirmação oficial, é para a segunda quinzena de janeiro de 2022 - uma vez que a reaplicação do Enem está programada para os dias 9 e 16 de janeiro e as notas dos dois grupos devem sair juntas.

Tenho como calcular minha nota?

Não, o candidato não tem como saber qual é sua nota final apenas pelo gabarito. No Enem, o cálculo é feito pela Teoria da Resposta ao Item (TRI), em que cada questão é um item. A TRI avalia a consistência da nota de acordo com o grau de dificuldade da questão - então, não é somente pelo número de acertos.