FEDERAIS

UFPE promove programação para tirar dúvidas sobre cursos de graduação

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 10/12/2021 às 9:24
ufpe-1-e1537303037336 FOTO:

Futuros graduandos interessados em ingressar em um dos cursos ofertados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terão oportunidade de conhecer mais sobre as 113 graduações da instituição na Expo UFPE 2021 - 2ª edição – Ser Estudante da UFPE.

O evento acontece nos dias 21 e 22 deste mês no canal da UFPE no YouTube, com palestras virtuais e interação via chat.

Temas

Entre os temas abordados, além de detalhes sobre os cursos de graduação, formas de ingresso na Universidade, projetos acadêmicos, apoio pedagógico e de acessibilidade; políticas estudantis e programas de assistência; programas de intercâmbio na graduação, empregabilidade e mercado de trabalho.

Programação

21/12

8h - Sessão de abertura | Participarão o reitor Alfredo Gomes, o vice-reitor Moacyr Araújo, a pró-reitora de Graduação, Magna Silva, e a secretária-executiva de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (SEE), Ana Selva. Logo em seguida, haverá a apresentação cultural Frida.

8h30 às 10h - Palestra | “A UFPE e a Interiorização”, com apresentação do ex-reitor Amaro Lins (A graduação nos 75 anos de fundação da UFPE) e do professor Janssen Felipe da Silva, do Centro Acadêmico do Agreste – CAA (A graduação nos 15 anos de interiorização da UFPE), sob coordenação da diretora de Finanças e Infraestrutura da Pró-Reitoria de Graduação, Fernanda Alencar.

10h às 12h - Painel | “Pessoas que transformam o mundo”, em alusão ao tema dos 75 anos da UFPE, e contará com depoimentos de profissionais que se formaram na Universidade: a biológa Suellen Tarcyla Lima, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV); o professor de Matemática Luan Danilo Silva dos Santos, do CAA, e o dentista Ivo Lima, do Campus Recife. A coordenação será de Luis Muma, pós-doutorando do Núcleo de Inovação Terapêutica (NIT) da UFPE.

13h30 às 15h30 - Painel | “A Graduação e o Ingresso na UFPE”, coordenado por Shirley Cristiane Monteiro da Silva, coordenadora de Ingresso da Prograd, serão realizadas as palestras “Conhecendo os Cursos de Graduação na UFPE”, com a pró-reitora de Graduação, Magna Silva; e “Veja como é possível fazer parte da história da UFPE: Sisu e Vestibular”, com a diretora de Gestão Acadêmica da Prograd, Kátia Cunha.

15h30 às 17h - Painel | “UFPE além da sala de aula”, serão abordados os temas “Como participar de Programas e Projetos Acadêmicos de Graduação”, com a coordenadora de Apoio Acadêmico da Prograd, Vera Lúcia Dutra Facundes; e “Conheça o Apoio Pedagógico e de Acessibilidade aos Estudantes”, com a coordenadora do Setor de Estudos e Assessoria Pedagógica (Seap) do CAA, Alba Maria Aguiar Marinho Melo. Esse bloco será coordenado pela diretora de Gestão Acadêmica da Prograd, Kátia Cunha.

22/12

8h às 9h30 - Painel | “Política e Organização Estudantil na UFPE”, coordenado pela diretora de Desenvolvimento do Ensino da Prograd, Roseane Patrícia de Souza e Silva, contará com as palestras “Políticas Estudantis na UFPE: programas de assistência, casa do estudante e restaurante universitário”, com o pró-reitor para Assuntos Estudantis, Fernando José do Nascimento; e “A organização estudantil na vida acadêmica”, com o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPE, João Alves Gonçalves Neto.

10h30 às 12h | “A Internacionalização da Graduação e a Empregabilidade”, incluirá as palestras “Oportunidades de Internacionalização na Graduação”, com o diretor de Relações Internacionais, Madson Gois Diniz; e “Empregabilidade no Brasil e Mercado de Trabalho”, com o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Nouar. A coordenação do painel será da coordenadora de Acompanhamento de Atividades Docentes da Prograd, Orquídea Maria de Souza Guimarães.

Programação em janeiro

Em janeiro de 2022, dando continuidade à Expo UFPE, haverá a realização de três lives nas quintas-feiras dias 6, 13 e 20. Os temas serão escolha da profissão, ações afirmativas e informações sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao final de cada painel e de cada palestra nas lives, haverá oportunidade para que os estudantes possam tirar dúvidas via chat.