ENEM

Pediu reaplicação do Enem? Confira resultado

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 13/12/2021 às 22:39
Exame Nacional do Ensino Médio,Enem | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Exame Nacional do Ensino Médio,Enem | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil FOTO: Exame Nacional do Ensino Médio,Enem | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pediu reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021? Então já podem conferir o resultado! É só acessar a Página do Participante. A reaplicação das provas acontecerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

A reaplicação pode ser concedida a quem não compareceu ao exame por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas previstas nos editais. Da mesma forma, pessoas afetadas por problemas logísticos durante as provas, de infraestrutura ou por outras ocorrências específicas também puderam pedir para realizar o exame na nova data.

Nas mesmas datas, acontecerão também as provas do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021, assim como a aplicação do exame para participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada aos isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.

Os gabaritos do Enem 2021 foram divulgados no dia 1° de dezembro. As provas impressa e digital aconteceram em todo país nos dias 21 e 28 de novembro.

Estudantes chegam para o primeiro dia de prova do Enem 2021.

 

Leia também:

> Resultado do Enem será divulgado em 11 de fevereiro

Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de 20 anos, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. A nota do Enem é usada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), assim como pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Do mesmo modo, instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Todavia, os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Da mesma forma, acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.