Enem – Portal NE10

publicidade
08/jan
enem_2020_prova_tmazs_2401214022

Vai fazer a reaplicação do Enem 2021? Relembre das regras do exame e prepare-se

Publicado por Tatiana Notaro em ENEM às 14:24

Vai fazer a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021? Fique atento às regras do edital e lembre-se: as provas acontecerão nos domingos 9 e 16 de janeiro.

Neste domingo, 9, os candidatos farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h para início das provas às 13h30. Neste primeiro dia da reaplicação, o horário encerra às 19h.

Já no dia 16, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Neste dia, o horário de realização termina às 18h30.

Para as pessoas privadas de liberdade, será necessário o preenchimento do questionário socioeconômico, entre 12h45 e 13h20.

Reaplicação

Essa prova é para os que faltaram ao exame em novembro por um motivo justificado e tiveram o pedido de reaplicação aprovado.

Também farão o exame nestas datas os estudantes que tinham isenção da taxa de inscrição e faltaram à prova em 2020 e tinham perdido o direito de se inscreverem de novo gratuitamente.

Além deles, será aplicado nestas datas o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2021.

Documentos

Da mesma forma que na edição regular do Enem, é obrigatório apresentar um  documento oficial com foto, que podem ser:

  • RG;
  • Para estrangeiros ou refugiados, o documento de identidade expedida pelo Ministério da Justiça;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Para a pessoa privada de liberdade, ainda são aceitos o formulário de identificação interna ou o prontuário de identificação interna.

Pandemia

Durante toda a prova, os candidatos terão que usar máscara e é importante ainda levar uma extra.

Cartão de confirmação de inscrição

O cartão de confirmação não é obrigatório, mas o Ministério da Educação (MEC) recomenda que o candidato leve uma via impressa. O documento contém o endereço do local de prova do candidato, horários de abertura e fechamento dos portões, bem como a data de cada prova.

É possível acessar o cartão de confirmação na página do participante, através do site do Inep.

Outros itens

Para o Enem, é obrigatório o uso de caneta esferográfica preta, produzida em material transparente para o preenchimento do cartão-resposta. Lápis, canetas coloridas, borracha não são permitidos.

No caso do participante PPL, a caneta será disponibilizada no horário da prova pelo chefe de sala.

O candidato pode levar seu próprio lanche, se quiser.

Há também uma lista de objetos proibidos no local de aplicação durante a prova. São eles:

Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos – estes devem ser mantidos desligados e devidamente guardados no envelope porta-objetos. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;

Da mesma forma, são proibidos quaisquer dispositivos que recebam imagens, vídeos ou mensagens. Também não podem ser portados óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros, bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas.