
Editais do Sisu, Prouni e Fies são publicados no diário oficial: confira cronogramas completos
Publicado por Tatiana Notaro em NOTÍCIAS às 16:55
A partir de fevereiro, serão abertas as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em março, é a vez do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O Ministério da Educação publicou nesta quarta-feira, 19, no Diário Oficial da União (DOU), os três editais que definem os prazos e critérios para se inscrever nos processos seletivos para o primeiro semestre de 2022.
Desta forma, o período de inscrição para o Sisu começará no dia 15 de fevereiro e terminará às 23h59 do dia 18 de fevereiro. O prazo de inscrição para o Prouni será de 22 a 25 de fevereiro.
Já no início de março, de 8 a 11, é a vez de se inscrever no Fies, que este ano oferta 110.925 vagas.
Segundo o MEC, haverá aumento na oferta das vagas, que estão em processo final de consolidação, já para os processos seletivos do Sisu e Prouni deste primeiro semestre de 2022.
Inscrições
As inscrições para todos os três processos seletivos são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet. De acordo com o MEC, haverá um portal único que reunirá os sistemas de inscrições do Sisu, Prouni e Fies em um só ambiente.
O Portal Único de Acesso ao Ensino Superior irá direcionar o candidato a cada um dos sistemas de inscrição, conforme o interesse nas vagas disponibilizadas em cada processo seletivo.
Pelos três processos, estudantes terão oportunidades para ingressar no ensino superior. Em todas elas a classificação é feita com base na nota obtida na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo que para o Fies, quem fez uma das edições do Enem, a partir de 2010 até a mais recente, também pode se inscrever.
Sisu
- Resultado (em chamada regular única): 22 de fevereiro
- Período de matrícula ou registro acadêmico dos selecionados na chamada regular: 23 a 28 de fevereiro
- Prazo para solicitar entrada na lista de espera (candidatos não classificados em suas primeiras opções de cursos): 22 a 28 de fevereiro
Informações sobre prazos, horários e procedimentos adotados para a matrícula dos convocados nessa etapa são repassadas pela instituição escolhida. Sendo assim, para concorrer, é preciso ter feito o Enem de 2021 e ter obtido nota superior a zero na prova de redação.

Prouni
O resultado do Prouni é divulgado em duas chamadas. No dia 2 de março será divulgado o resultado da 1ª chamada e, no dia 21 de março, o resultado da 2ª chamada.
- Inscrições: 22 a 25 de fevereiro
- Resultado dos pré-selecionados: 1ª chamada – 2 de março; 2ª chamada – 21 de março.
- Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e para o processo seletivo próprio da instituição de ensino, quando houver: 3 a 14 de março.
- Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das instituições de ensino, quando houver: de 21 a 29 de março.
- Período para que inscritos manifestem interesse em participar da lista de espera: 4 e 5 de abril.
- Divulgação dos pré-selecionados em lista de espera: 7 de abril.
- Comprovação das informações dos pré-selecionados em lista de espera: 8 a 13 de abril
Para concorrer a uma bolsa do Prouni é preciso ter realizado o Enem de 2021 e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem ou ter participado do exame na condição de treineiro, conforme definido no Edital nº 3, publicado nesta quarta-feira, 19, no DOU.
Além disso, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Para bolsa parcial (50%), a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.
Da mesma forma, é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral.

Fies
Podem disputar as vagas ofertadas pelo Fies todos que tenham participado de uma ou mais edições do Enem, a partir da edição de 2010, não tenha zerado a prova de redação do Enem e tenha obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem.
As datas são as seguintes:
- Inscrições: 8 a 11 de março
- Resultado dos candidatos pré-selecionados: 15 de março
- Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única: 16 a 18 de março.
- Convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera: de 16 de março a 28 de abril.
O candidato precisa ter participado do Enem. Além disso, precisa ter feito a partir da edição de 2010, com nota no exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições. A nota mínima exigida é a média aritmética das notas nas cinco provas do exame igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Da mesma forma, para obter o financiamento também é necessário comprovar que possui renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.