NOTÍCIAS

UFPE terá aulas exclusivamente remotas por três semanas a partir de 31 de janeiro

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 25/01/2022 às 8:19
Máscaras serão obrigatórias | Alexandra_Koch/Pixabay
Máscaras serão obrigatórias | Alexandra_Koch/Pixabay FOTO: Máscaras serão obrigatórias | Alexandra_Koch/Pixabay

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai oferecer aulas exclusivamente remotas por três semanas, a contar do dia 31 deste mês, data de início do semestre 2021.2.

A decisão é do reitor UFPE e presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade, professor Alfredo Gomes. Ela altera a oferta dos componentes curriculares propostos no formato presencial (com hibridização de atividades).

Formatos

Os três formatos previstos na resolução aprovada em novembro para o ensino de graduação continuam em vigor, Entretanto o que estava programado no formato presencial (com hibridização de atividades) funcionará remoto durante este período.

Sendo assim, a carga horária dos componentes curriculares, nestas três semanas, deverá ser distribuída entre atividades síncronas e assíncronas. Será necessário observar o percentual de 70% síncronas e 30% assíncronas, como já disposto no Art. 5º da Resolução nº 28/2021, do Cepe.

Os Colegiados de Curso deverão aprovar a Proposta Pedagógica com base na Resolução CNE/CP nº 02, de 5 de agosto de 2021, adequando a decisão ao seu Projeto Pedagógico de Curso.

Entretanto, a medida não se aplica aos componentes curriculares configurados como práticas profissionais (laboratórios, atividades em clínicas e/ou similares e estágios obrigatórios).

Decisão

De acordo com a UFPE, o disposto no parágrafo 4 do Art 1º da Resolução nº 28/2021 do Cepe, o diálogo com a comunidade acadêmica; as reuniões do GT de Enfrentamento à Covid-19 da UFPE e o cenário atual da pandemia do novo coronavírus.