
Pernambucano vai participar de competição mundial de profissões técnicas
Publicado por Tatiana Notaro em NOTÍCIAS às 18:47
Pernambuco está na 46ª WorldSkills, olimpíada mundial de profissões técnicas que ocorrerá no próximo mês de outubro, em Xangai.
E quem leva é o aluno do curso técnico em Eletrotécnica do Senai Areias, Pedro Lucas Cavalcanti, de 19 anos. O resultado de Pedro Lucas, que é do Recife, veio depois de uma semana intensa de disputas pela vaga brasileira na modalidade de Redes de Cabeamento Estruturado.
A partir de agora, Pedro terá mais nove meses de treinamentos intensivos até o mundial, que ocorre entre 12 e 17 de outubro.
Desta forma, o competidor será acompanhado de perto pela expert da modalidade no Brasil, Maria Priscianne, e ficará sob supervisão do Departamento Nacional do SENAI. O foco é conquistar uma medalha no mundial.
“Continuarei treinando o máximo que eu puder com a nova equipe para conseguir chegar bem na China”, reforçou.

Seletivas
Pedro participou das seletivas nacionais para a ocupação Redes de Cabeamento Estruturado (#02) que foram realizadas entre os dias 24 e 28 de janeiro, na escola técnica SENAI Santo Amaro, no Recife.
A disputa de Pedro foi com o paulista Matheus Patrick e com o gaúcho Gabriel Przygodzinski, que conquistaram as medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Sendo assim, para definir o vencedor, os competidores precisaram executar cinco atividades específicas da área de cabeamento estruturado, a exemplo da montagem de fibras ópticas e da instalação de cabeamentos para casas inteligentes.
“O conhecimento técnico, todos nós tínhamos, eu me senti confiante a semana inteira, mas era necessário manter o psicológico bem. O sentimento é indescritível, porque eu não imaginaria que chegaria tão longe quando fui convidado a participar das seletivas”, afirmou Pedro Lucas, que também é ex-aluno do SESI-PE. Ele já vinha se preparando desde 2019 para participar das Seletivas Nacionais, sob a orientação da coordenadora da WorldSkills em Pernambuco, Julyana Leite.