SISU

Sisu: IFPE oferta 425 vagas, distribuídas nos Campi Pesqueira e Recife

Marcelo Soares
Marcelo Soares
Publicado em 15/02/2022 às 19:20
IFPE no Recife | Foto: Divulgação
IFPE no Recife | Foto: Divulgação FOTO: IFPE no Recife | Foto: Divulgação

As inscrições para o processo seletivo da 1ª edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), começam nesta terça-feira (15) e seguem até sexta-feira (18), exclusivamente através do site sisu.mec.gov.br . Podem concorrer, as pessoas que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 e não zeraram a prova de redação.

Através do edital nº 06/2022, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) oferta 425 vagas para cursos superiores presenciais, com ingresso no segundo semestre. No Agreste, o Campus Pesqueira disponibiliza 160 vagas, sendo 40 no curso de Enfermagem, 40 em Engenharia Elétrica, 40 em Licenciatura em Matemática e 40 em Licenciatura em Física.

Já o Campus Recife oferece 265 vagas, sendo 34 vagas em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 35 em Engenharia Mecânica, 36 vagas em Radiologia, além de Design Gráfico, Engenharia Civil, Gestão Ambiental e Gestão de Turismo, com 40 vagas cada.

Cotas

No IFPE, 60% das vagas são reservadas para quem estudou integralmente em escola pública e, dentro desse percentual, ainda há subcotas para quem tiver renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e para pessoas negras, indígenas e com deficiência.

A novidade dessa seleção é a realização de uma nova etapa para quem for concorrer na modalidade de vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012. Esses candidatos deverão passar pelo procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras, incluindo pretas e pardas, e de aferição da condição de indígena autodeclarada, voltada para pessoas indígenas.

O procedimento de heteroidentificação ocorrerá de forma não presencial, com a análise, por parte de uma Comissão, de um vídeo/foto da apresentação fenotípica a ser enviado por pessoas autodeclaradas negras.

Já a condição indígena autodeclarada será aferida a partir da análise da documentação a ser enviada no ato de inscrição, como o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), emitido pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Na ausência desse documento, deverá ser apresentado o Reconhecimento de Identidade Indígena (ANEXO E do edital), documento composto por uma Autodeclaração e Consciência de Identidade Indígena, assinada pelo candidato, e por uma Declaração de Reconhecimento, assinada pelo cacique ou outra liderança equivalente.

Resultados e Lista de Espera - O resultado da Chamada Regular será divulgado no dia 22 de fevereiro e as matrículas serão realizadas, de forma remota, no prazo de 23 de fevereiro a 3 de março, mesmo prazo para envio dos arquivos para o procedimento de heteroidentificação e aferição da condição indígena. A homologação da matrícula está prevista para sair no dia 11 do mesmo mês.

Quem não for convocado na Chamada Regular poderá manifestar interesse em participar da Lista de Espera, no período de 22 de fevereiro a 8 de março, para as vagas remanescentes que surgirem no decorrer do processo, através de três convocatórias. O resultado dessa etapa será divulgado a partir do dia 14 de março.

Canal de atendimento – Para esclarecer dúvidas e prestar informações, a Comissão SiSU IFPE 2022.1 disponibilizou o canal virtual atendimentoingresso.ifpe.edu.br, que ?cará ativo durante todo o período da seleção.