Patrocinada

SSA 1 é o primeiro passo para uma vaga na UPE

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 29/09/2022 às 11:57
Hudson Ribeiro, professor de Inglês do Colégio GGE | Foto: Divulgação
Hudson Ribeiro, professor de Inglês do Colégio GGE | Foto: Divulgação FOTO: Hudson Ribeiro, professor de Inglês do Colégio GGE | Foto: Divulgação

Estudantes do 1° ano do Ensino Médio inscritos na primeira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) estão iniciando a maratona. São três anos que, com esforço e dedicação, culminam na aprovação para o ensino superior. Nesse processo, sai na frente quem der a partida com carga total.

“Tirar a maior nota possível já no SSA1 é o grande diferencial e, a partir disso, manter a média nos demais níveis”, ensina o professor de Inglês do Ensino Médio do Colégio GGE, Hudson Ribeiro.

Leia também:

> Aposte nas cinco competências e tenha uma redação nota 1.000 no Enem

> Contagem regressiva para o Enem: veja como se preparar para os últimos meses

É ainda importante lembrar, diz o professor, que todas as disciplinas têm o mesmo peso no SSA. “Não existe uma que seja mais ou menos importante, dependendo do curso. Esse não é o foco do SSA. Normalmente, os alunos focam nas matérias em que têm mais dificuldades”, lembra Hudson.

A dica do professor do GGE é ter uma dedicação equilibrada a cada uma das disciplinas exigidas. “Detonem do SSA1, mesmo que ele seja apenas 30% da nota final para entrar mais confiantes nas demais etapas. Por se tratar de um vestibular dividido em três partes, é menos tenso do que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), onde você só tem uma chance, além do conteúdo ser menor e ter sido visto naquele ano específico”, diz.

Na avaliação de Hudson Ribeiro, o SSA é a forma menos complexa de se chegar a uma universidade. Fique ligado: assim como o SSA1, o SSA2 também compõe 30% da nota final do processo; os 40% restantes são o resultado do SSA3. A UPE seleciona ainda através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dê importância a tudo

“O estudante deve entender que a língua inglesa é uma disciplina com o mesmo peso das outras no SSA. A tendência é que se dê mais importância às matérias exatas e/ou discursivas, o que é um pensamento errôneo”, reforça o professor.

Hudson analisa que nos últimos anos, no SSA, houve um aumento das questões de interpretação de texto. “As de gramática, em menor número, têm vindo contextualizadas e não mais ‘isoladas’ como antes. Portanto quanto maior for o nível de leitura na língua inglesa do candidato, maior a chance de ele se sair bem”.

Conte com sua escola

Escolas têm papel fundamental nessa trilha de preparação. Exemplo disso, o Colégio GGE oferece simulados bimestrais a partir de questões de outras edições do SSA. “Com essas questões, o GGE promove uma prova chamada EVA (Exame de Verificação de Aprendizagem) nos mesmos moldes do SSA, com o mesmo estilo de questões, feita em dois dias, com tempo igual para a resolução e entrega. Isso causa uma familiaridade com o estilo de exame, diminuindo a tensão do candidato na hora do vestibular”.