Patrocinada

SSA 2: conheça a prova e alcance seu resultado

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 07/10/2022 às 7:00
Katilini Oliveira, professora de Língua Portuguesa do Colégio GGE | Foto: Raimundo Sena/ Divulgação
Katilini Oliveira, professora de Língua Portuguesa do Colégio GGE | Foto: Raimundo Sena/ Divulgação FOTO: Katilini Oliveira, professora de Língua Portuguesa do Colégio GGE | Foto: Raimundo Sena/ Divulgação

Em Pernambuco, paralelamente à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos também se preparam para uma maratona de três anos chamada Sistema Seriado de Avaliação (SSA), uma das portas de ingresso para a Universidade de Pernambuco (UPE).

Você sabe como funciona o SSA? A gente chamou os professores do Colégio GGE para dar dicas e explicar (e reforçar) como funciona esse sistema de avaliação. Para falar sobre a prova do SSA2, referente ao 2° ano do Ensino Médio, quem fala é a professora Katilini Oliveira, de Língua Portuguesa.

Aproveite e fique ligado no calendário: as provas do SSA 1 e 2 ocorrem nos dias 11 e 12 de dezembro.

Preparação específica

As escolas preparatórias sabem da necessidade de dividir o tempo de estudo entre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o SSA. “No Colégio GGE, seguimos o programa do SSA no 1° e no 2° anos do ensino médio, inclusive acrescentando, em nosso material, conteúdos objetos do conhecimento que se referem, especificamente, a esse Exame”, diz Katilini.

Por exemplo, o GGE traz conteúdos específicos como História e Geografia de Pernambuco em material didático pensado para o SSA. “Ademais, a gente também oferece ao nosso aluno, no segundo semestre, aulas de revisão no projeto Top 10 SSA. E por que esse projeto paralelo? Há um livro que contempla as questões do SSA,  não é um livro somente com questões, existem pequenos resumos, mapas mentais, imagens, esquemas que facilitam o aluno quando ele for revisar”.

Composição da nota

Katilini relembra que a prova do SSA 2 (assim como a do SSA1) corresponde a 30% da nota total. “É uma prova previsível, tranquila, que mescla Literatura com Língua Portuguesa”, explica a professora.

E falando em Língua Portuguesa, a prova do SSA 2 cobra do estudante aspectos textuais com relação à tipologia, aos gêneros textuais, ao propósito comunicativo, à coesão interna, à coerência. “E no ponto de vista do conteúdo, da análise linguística, os aspectos ligados à regência verbo nominal, crase, pontuação e concordância verbo-nominal”.

As duas primeiras etapas têm o mesmo padrão. “Com relação à prova de Língua Portuguesa, o padrão também é o mesmo. O que difere uma da outra é o conteúdo programático, mas são duas provas que abordam os mesmos aspectos, os mesmos caminhos. Como, por exemplo, quando se trata da questão artística, ela é abordada através de pintura, de escultura, fazendo o entrelace com alguns filmes, tanto antigos quanto contemporâneos, que mantêm um diálogo com o conteúdo literário”.

SSA não é Enem

Katilini lembra que o SSA é um vestibular muito mais de conteúdo programático do que o Enem, que tem uma visão mais ampla, que requer do candidato um conhecimento de mundo. 

“No entanto, isso não significa que no SSA não exista essa necessidade de conhecimento dessas informações externas. Pelo contrário, isso contribuirá na percepção na prova, sobretudo na prova de língua portuguesa”. É bastante comum encontrar, no vestibular da UPE, textos recentes, retirados de portais, de jornais.

“São artigos de opinião e editoriais com temáticas recentes. Então, apesar de ser um vestibular mais tradicional, ele não escapa às abordagens atuais, que são valorizadas. Uma prova disso é que nas últimas edições, tivemos textos tratando das questões das mulheres, da Covid-19”.