NOTÍCIAS

Falta um mês para o Enem 2022: você sabe tudo sobre o exame?

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 13/10/2022 às 11:00
Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem, neste domingo (28), segundo dia de avaliação, provas de matemática e de ciência da natureza. | Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem, neste domingo (28), segundo dia de avaliação, provas de matemática e de ciência da natureza. | Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil FOTO: Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem, neste domingo (28), segundo dia de avaliação, provas de matemática e de ciência da natureza. | Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Com informações da Agência Brasil

Falta um mês para a primeira prova da edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Nos domingos 13 e 20 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera quase 3,4 milhões de candidatos inscritos de todo o país.

Assim como nas duas últimas edições, o Enem 2022 terá versões impressa e digital. Do total de inscritos, 3.331.566 farão a prova em papel, e 65.066, em computador.

Primeiramente, os participantes receberão informações sobre a inscrição e sobre os locais de prova através do cartão de confirmação da inscrição, que poderá ser acessado na internet. O cartão ainda será divulgado pelo Inep: acompanhe a divulgação aqui no Blog do Enem.

Resultado do Enem 2021: confira a sua nota 1 Faltam 31 dias para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2022 | Foto: Divulgação

As provas

O Inep relembra que os participantes farão provas de linguagens, ciências humanas e redação no primeiro dia de aplicação, 13 de novembro. Serão 5 horas e 30 minutos para resolver as questões.

Já no segundo dia de aplicação, resolverão questões de matemática e de ciências da natureza, em 5 horas de aplicação.

Bom relembrar que, com exceção da redação, todas as provas do Enem são objetivas. Por sua vez, a redação deverá ser escrita a mão por todos os candidatos, inclusive pelos que optaram pela versão digital do Enem.

Acessível e inclusivo

O Enem oferecerá recursos de acessibilidade e tratamento pelo nome social para participantes que fizeram as devidas solicitações.

Assim, estarão disponíveis a prova em braile e tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Da mesma forma, os candidatos poderão acessar videoprova em Libras e prova com letra ampliada.

Mais preparação para a reta final

Quem está se preparando para o Enem pode acessar todas as provas e os gabaritos de edições anteriores no site do Inep. Da mesma forma, estão disponíveis as cartilhas do participante. Ela traz dicas de como estruturar o texto da redação e explicações sobre a correção.