Patrocinada

Atuando em várias frentes, profissional de Odontologia tem história e tecnologia a seu favor

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 11/11/2022 às 12:00
odontologia-fps FOTO:

Profissão com histórico que data de “antes de Cristo”, a Odontologia deixou de ser uma “arte dentária” e se fortaleceu como uma ciência que preza pelo bem estar do paciente e entende suas questões de forma completa. Para preencher as exigências do mercado, o futuro odontólogo precisa de uma formação que contemple prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde bucal.

Segundo Manoela Almeida da Figueira, coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), o currículo dessa graduação atende às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). 

“Formamos, assim, um profissional generalista que atua de forma integral nos diversos níveis de atenção, atuando ainda como um profissional liberal empreendedor, gestor de equipes de saúde e em ambientes de ensino - aprendizagem com habilidades no campo da pesquisa científica”, detalha.

Graduação em Odontologia da FPS segue a metodologia ABP - Aprendizagem Baseada em Problemas | Foto: FPS/Divulgação

E se há tantas opções de formação em Odontologia, como saber se sua escolha por uma instituição está sendo acertada? Primeiramente, é necessário respirar inovação em todas as direções. 

“O curso de Odontologia da FPS apresenta diferencial inovador por adotar uma metodologia ativa em todas as atividades de ensino-aprendizagem. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) propicia uma construção do conhecimento de forma construtiva, contextual, cooperativa e autodirigida”, defende a coordenadora.

Leia também:

> FPS oferece aprendizado prático em Fisioterapia desde o início da graduação

> ENFERMAGEM: formação privilegia rigor científico e visão humanista e crítica

> Farmacêuticos têm amplo mercado e formação precisa acompanhar mudanças

> Com diploma de Nutrição, profissional tem vasto campo de atuação à sua espera

> FPS é referência na formação de novos médicos

> Educação Física: mercado tem espaço para profissionais completos

A moderna Odontologia

“Modernos laboratórios e uma clínica escola que já é uma referência na Região Metropolitana do Recife. Além de ser a única faculdade que proporciona prática desde o 1º período do curso com crescente complexidade da vivência da prática profissional até os estágios curriculares obrigatórios”, narra a coordenadora, sobre os diferenciais de fazer a graduação em Odontologia na FPS. 

A inovação é a marca do curso de Odontologia da FPS e a todo momento o estudante tem acesso ao uso de recursos tecnológicos inovadores: realidade virtual, softwares para o estudo de imagens, filmagem e  câmera intraoral nos laboratórios de simulação e laser de alta tecnologia para múltiplos procedimentos”. Vale ainda destacar que o hospital-escola da FPS é o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

A instituição ainda dá garantias práticas para que os estudantes completem seu ciclo e saiam com diploma na mão: todo o material de consumo e equipamentos, em todos os laboratórios e clínicas odontológicas e garantido pela FPS. É a única do Nordeste com esse compromisso.

Essa garantia tem retorno na formação já reconhecida. Desde a etapa de autorização do curso, a FPS teve conceito máximo. “Durante toda graduação, é mantido um alto padrão na formação dos estudantes, considerando as inovações científicas na área odontológica, sem perder de vista as condições de saúde da população brasileira, em especial dos Pernambucanos”, pontua Manoela.