ENEM

ENEM 2022: começa a movimentação dos candidatos para o segundo dia

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 20/11/2022 às 12:30
enem-segundo-dia FOTO:

Com informações de Wallison Balbino, da TV Jornal, e do Inep

Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), um dos locais de provas com maior número de candidatos, os portões estão abertos para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Os portões fecham às 13h, horário de Brasília.

As provas começam às 13h30 e segue até 18h30. Hoje, os feras fazem provas de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). Ao todo, 90 questões objetivas.

O estudante Natan de Lima já fez o Enem por experiência, mas, pela primeira vez, é candidato a uma vaga no curso de Design Gráfico. "Estou com mais cautela nesse segundo dia. As áreas de Química, Física e Biologia são mais difíceis para mim, mas estudei e estou preparado", ponderou.

Já Luiza Leal concorre a uma vaga no curso de Direito. Ela concorda com Natan: as provas do segundo dia são um desafio para os candidatos da área de Humanas. "Vai dar um pouco mais de trabalho porque tenho alguma dificuldade. Mas estudei bastante", comentou Luiza, que chegou ao local de prova 30 minutos antes da abertura dos portões na Unicap.

Natan e Luiza chegaram cedo ao local de prova, no segundo dia do Enem 2022 | Foto: Reprodução/ TV Jornal

Documentos

Para acessar a sala de prova, o participante deve apresentar documento de identificação com foto válido, como: cédulas de identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas. Também será aceita identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados.

A Carteira de Registro Nacional Migratório, prevista na Lei de Migração, está entre a documentação válida para identificação, assim como o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, do qual trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018.

A identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe e que, por lei, tenha validade como documento de identidade, poderá ser utilizada para identificar o participante. Além disso, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (CNH, na forma da Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997) também são válidos, assim como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997).

Assim, são aceitos documentos digitais com foto, como e-Título, CNH e RG digitais, apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.

O participante impossibilitado de apresentar a via original do documento de identificação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

É necessário, ainda, que se submeta à identificação especial, com coleta de informações pessoais. O mesmo procedimento é válido para quem apresentar documentação original danificada.

Análise das provas

Logo mais, às 20h, os professores do Colégio GGE analisam as provas deste segundo dia do Enem 2022. Você acompanha a transmissão e pode enviar suas dúvidas. As análises serão feitas pelos professores Marconi Sousa (Matemática), Carlos Japwwa (Física), Fabio Costa (Química) e Juan Tavares (Biologia).

A transmissão ocorre pelo Tiktok (@tvjornalsbt e @portalne10), YouTube (TV Jornal SBTJC 360) e pelo Facebook (Portal NE10 e TV Jornal SBT).

Você pode também rever a análise do primeiro dia de provas do Enem 2022, também com os professores do GGE.