UPE

Tema da redação do SSA 3 questiona o limite entre saúde e beleza

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 18/11/2018 às 9:28
corrida usp imagens FOTO:

A Universidade de Pernambuco (UPE) acaba de divulgar o tema da redação do SSA 3, a terceira e última etapa do vestibular seriado da instituição, que acontece na manhã deste domingo (18). "Limites e diferenças entre corpo são e o culto à beleza" é o título sobre o qual os feras terão que dissertar, a partir também de uma série de imagens de pessoas praticando exercícios e um texto motivador.

Mais de 11 mil estudantes realizam a prova em todo o Estado, que teve início às 8h15 e segue até às 12h45. Neste primeiro dia do SSA 3, os alunos têm seus conhecimentos testados nas disciplinas de matemática, língua portuguesa, literatura, filosofia, língua estrangeira (inglês ou espanhol), num total de 42 questões. Além, claro, da redação, que vale de 0 a 10 pontos e precisa ser desenvolvida entre 20 e 30 linhas com, no mínimo, três parágrafos.

As redações das provas da UPE são diferentes das do Enem, uma vez que a prova elaborada pelo Inep sempre põe em questão um problema de ordem social, e a universidade pernambucana não toma isso como regra. O SSA 3 segue ainda nesta segunda-feira (19), com as provas de física, química, sociologia, biologia, história e geografia.

Texto de apoio

"(....) Ir ao encontro da saúde é uma decisão inteligente porque, com o aumento da expectativa de vida, a prática de exercícios físicos proporciona uma qualidade de vida melhor e por mais tempo. Ao exercitar-se, os benefícios dessa prática se espalham pelo corpo todo. Ela faz a pessoa se afastar por algum tempo de sua rotina e de problemas do dia a dia, promovendo  relaxamento e bem-estar. Há redução da dor, maior consciência da eficácia corporal e do controle pessoal. Para quem, também, está interessado em esculpir um belo corpo, a atividade física vem completamente a favor. A prática da musculação é uma das mais relevantes nesse sentido, uma vez que ela produz um resultado estético relativamente rápido ao combinar uma  alimentação balanceada e regularidade nos exercícios (....)  (texto adaptado)

Fonte: https: //www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/como-a-atividade-fisica"