Enem – Portal NE10

publicidade
26/jan
redação

Redação do Enem digital será manuscrita; 1° dia de provas acontece neste domingo

Publicado por Tatiana Notaro em ENEM às 21:11

Candidatos que farão, neste domingo (31), o primeiro de provas da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, não esqueçam: a redação será manuscrita. Por isso, leve caneta de tinta preta de material transparente.

A exigência é a mesma da versão impressa do Enem. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta que nenhum outro tipo de caneta ou material de papelaria será permitido. “Qualquer outro tipo de caneta, ou ainda lápis e lapiseira, deverá ser guardado dentro da embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, devidamente lacrada e acomodada embaixo da cadeira dos participantes”, publicou o Inep.

Para o Inep, não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de aplicação. Entretanto, o instituto recomenda a posse do documento. Ele contém as datas e os horários das provas, assim como o número de inscrição e a opção de língua estrangeira selecionada. O documento também registra a indicação de tratamento pelo nome social, caso essa solicitação tenha sido feita e aprovada.

Leia também:

> Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira
> Enem Digital: veja detalhes do novo formato do exame que começa neste domingo, 31
> Ensino híbrido veio para ficar – e se adaptar

Primeiro dia

Neste domingo (31), os inscritos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, assim como de ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Quanto à prova de língua estrangeira, o participante deverá responder somente às questões referentes ao idioma que escolheu (inglês ou espanhol) na inscrição. A aplicação terá cinco horas e meia de duração.

Os portões dos locais de aplicação do Enem Digital serão abertos às 11h30 (horário de Brasília). Desta forma, o participante terá até uma hora e 30 minutos para acessar o local de prova. Essa é uma das medidas de segurança adotadas pelo Inep em decorrência da pandemia de Covid-19.

Segundo dia

Já no segundo domingo, 7 de fevereiro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias. Neste caso, os participantes terão cinco horas para finalizar o exame. Os portões também abrirão às 11h30.