Patrocinada

EAD: tecnologia na educação permite diploma na mão com menos tempo e mesma qualidade

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 27/09/2022 às 14:34
GF 120922 HELOISA PIMENTEL 020 FOTO:

Você conseguiria adequar sua vida para voltar a estudar? O que demandava um grande malabarismo de compromissos e horários, hoje é facilitado com a modalidade de Ensino a Distância (EaD). Com a aplicação da tecnologia na educação, até cursos tradicionais como Engenharia são perfeitamente adaptáveis ao formato. E esse acesso se reverte em profissionais de excelência.

As vantagens de optar pelo EaD vão desde a flexibilidade de horários até os preços, mais atrativos que os do formato tradicional. Além disso, essas graduações são formatadas para cumprir os conteúdos em menos tempo, formando o aluno, com qualidade e competitividade, a partir de 18 meses.

Segundo levantamento do Ministério da Educação (MEC), em 2020, os cursos EaD no Brasil já matricularam mais do que os presenciais, considerando a rede pública e a privada. É possível fazer um teste: experimente a graduação e formato EaD da Uninassau de forma gratuita por sete dias.

“Hoje, aulas síncronas são uma realidade fortemente adotada pelo grupo Ser Educacional. A tecnologia das plataformas virtuais, laboratórios virtuais e kits de aulas práticas têm nos permitido estar cada vez mais próximos dos estudantes. Temos ainda matrizes planejadas para cursos de duração reduzida, o que permite a inserção de nosso egresso no mercado de trabalho mais rapidamente”, comenta Heloísa Pimentel, Gerente de Inovações Acadêmicas Digitais do grupo Ser Educacional, do qual faz parte a Uninassau.

Leia também:

> LEI DE COTAS: Uma década de justiça social nas universidades

> Para profissionais em alta, uma universidade parceira

Mercado vê com excelente olhos

Hoje, é a tecnologia na educação que possibilita que o EaD possa entregar profissionais bem formados ao mercado. Segundo Heloísa, os egressos da EaD da Uninassau têm uma excelente absorção no mercado.

“Inclusive, eu brinco que o aluno da EaD, muitas vezes, é muito mais apto para ingressar no mercado, porque ele é preparado para se dedicar mais”, comenta Heloísa. Isso acontece porque a modalidade requer disciplina diferenciada e uma dedicação maior causada pela autonomia.

Tecnologia na educação

São muitas as ferramentas que tornam possível que um ensino a distância tenha tanta qualidade quanto o formato tradicional. “Hoje, mais que nunca, é factível esse ensino. No grupo Ser Educacional, temos o LIA, o Laboratório de Inovações Acadêmicas, responsável pelo desenvolvimento de materiais acadêmicos que viabilizam o ensino de cursos tradicionais e o acesso a tecnologias que são diferenciais de mercado e não existiam há pouco tempo”, pontua Heloísa.

O grupo Ser Educacional tornou-se um grande produtor e desenvolvedor de tecnologias próprias, que são disponibilizadas aos alunos de forma ampla e adequada aos estudos. 

Histórico que chancela

A Uninassau une a experiência de muitos anos à frente do EaD a um corpo docente de mestres e doutores com experiência ampla no mercado profissional. Além disso, tem desenvolvido tecnologia própria que permite aos seus alunos a participação, em tempo real, de aulas práticas síncronas virtuais.

“Temos outras ferramentas como a Sofia, um coach acadêmico de inteligência artificial, que ajuda o aluno a organizar sua rotina de estudos e o quadro de desempenho em tempo real, que permite um acompanhamento fidedigno do desempenho do estudante. Às vezes o aluno acha que não vai ter proximidade, o que não é verdade. A EaD proporciona uma aproximação muito grande do discente com a instituição, a coordenação de curso, os docentes e tutores. Em alguns momentos, até mais próxima do que o presencial”.