NOTÍCIAS

Desanimou com a nota do Enem? Então essas dicas são para você

Fabíola Blah
Fabíola Blah
Publicado em 06/04/2021 às 9:32
Gerenciar as expectativas é uma forma para evitar a frustração com os resultados do Enem - Foto: Jailton Jr/JC360
Gerenciar as expectativas é uma forma para evitar a frustração com os resultados do Enem - Foto: Jailton Jr/JC360 FOTO: Gerenciar as expectativas é uma forma para evitar a frustração com os resultados do Enem - Foto: Jailton Jr/JC360

Profissionais do Ensino Médio orientam como lidar com o resultado do Exame e ser persistente na conquista por melhores notas 

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saiu na última segunda-feira, dia 29, e se por um lado deixou candidatos felizes pelo bom desempenho, por outro trouxe angústia para aqueles que ainda não sabem se conseguirão cursar a graduação na faculdade desejada, já que o Enem é uma das principais formas de acesso a Instituições de Ensino Superior no Brasil e também no exterior. Por mais difícil que seja receber uma pontuação inferior ao resultado esperado, depois de meses de estudo, é preciso manter a calma e não desistir do objetivo principal: ingressar na Universidade. 

Um ano cheio de desafios

Distanciamento social, aulas remotas, dificuldade de manter concentração e disciplina em casa foram desafios trazidos pela pandemia da Covid-19, desde o ano passado. Definitivamente, tem sido um tempo muito difícil para os estudantes. “2020 foi um ano de superação, ressignificação de conceitos e bastante resiliência frente a tudo que enfrentemos até hoje”, afirma José Veiga de Lira Neto, gestor do Ensino Médio do Colégio GGE

Leia também:

> Colégio GGE faz live gratuita e traz dicas para quem quer montar plano de estudo eficiente

> Inep publica nova cartilha para redação do Enem; confira

> Na prova de Linguagens e Códigos, no Enem, interpretação é chave

> Veja dicas de História Geral e do Brasil para a prova do Enem

Diante do contexto social dos últimos meses, para o gestor, os resultados abaixo do esperado podem ser facilmente compreendidos por todos. “Nesse sentido, é extremamente plausível que, em um ano tão conturbado, muitos estudantes não tenham conseguido se preparar devidamente para o Enem, e não tenham alcançado os resultados condizentes com seu esforço e suas capacidades, deixando-os desmotivados, emocionalmente fragilizados e, quem sabe até, optando por um curso que não deseja, somente para ter a sensação de aprovação”, alerta. 

Independente das circunstâncias, o momento não é para desânimo. Pensando nisso, conversamos com profissionais da educação e listamos dicas simples e eficientes para manter jovens estudantes focados na conquista de seus propósitos. Confira! 

Aprenda a lidar com a frustração 

A decepção com a nota nem sempre é um sentimento apenas do aluno. Muitas vezes envolve a família que, cheia de expectativa, não consegue aceitar o resultado contrário ao que esperou. Lidar com a frustração é o primeiro passo para reverter o desânimo em aprendizado, e até em motivação para performances futuras melhores. 

Ritmo de estudos deve ser mantido com organização e boa disposição - Foto: Divulgação Ritmo de estudos deve ser mantido com organização e boa disposição - Foto: Divulgação

Para Thaís Oliveira, psicóloga do Ensino Médio do Colégio GGE, a frustração precisa ser olhada dentro da perspectiva de crescimento e deve ser superada a partir do momento em que o jovem identifica as suas habilidades, aumentando a capacidade de êxito em uma conquista. De acordo com a psicóloga, outra dica para evitar a frustração é gerenciar as expectativas.

"Faça planos consistentes, de acordo com a realidade. Se conseguiu ter disciplina nos estudos, sabe que colherá bons resultados. Do contrário, tenha consciência de que precisa melhorar. Se a frustração se tornar um sentimento difícil de lidar, procure apoio de pessoas que realmente podem ajudar na superação desta dificuldade”, sugere. 

Acredite no seu potencial 

Encare o resultado como um desafio para melhorar sua performance nas próximas provas do Enem e não como reforço para potencializar uma possível baixa autoestima. Afaste a insegurança e o medo. Identifique as falhas como pontos a serem melhorados e, ao mesmo tempo, pontue suas forças e capacidades. Confiar no seu empenho e acreditar que é capaz de realizar seus objetivos vai ajudar bastante na realização de novas provas. “Não deixe de buscar a realização de seus objetivos, tenha foco para entender e correr atrás daquilo que almeja. Tenha força para perseverar diante das adversidades, tenha fé e acredite que é capaz!”, incentiva José Veiga. 

Mantenha o foco 

O ritmo de estudos deve ser mantido com organização e boa disposição. Realizar um plano de estudos para retomar a rotina com melhor aproveitamento e escolher um curso preparatório intenso, com carga horária reforçada e profissionais experientes no que se refere ao edital do Exame Nacional do Ensino Médio, fazem toda a diferença. São ações essenciais para quem deseja obter melhor desempenho no Enem 2021

Quando o assunto é aprofundar os estudos, a tecnologia tem sido uma excelente aliada. Com ensino à distância de qualidade, o aluno pode obter desempenho exemplar no Exame, até mesmo estudando de casa. É o caso do Pré-Enem On Power, um curso online e ao vivo para quem deseja se preparar com comodidade, dentro do ambiente que já conhece e se sente à vontade. 

Existem muitas formas de melhorar o rendimento no Enem, o que não pode acontecer em hipótese alguma é desanimar e desistir de atingir os melhores resultados. “É importante entender que você precisa perseguir seu sonho. A realização e concretização muitas vezes requer tempo, amadurecimento, esforço, dedicação e paciência”, completa o gestor do Ensino Médio.