ENEM

Chegue pronto para encarar Física, Química e Biologia com as dicas dos professores do GGE

Tatiana Notaro
Publicado em 24/11/2021 às 16:00
Carlos Japwwa, professor de Física do Colégio GGE | Foto: JC360
Carlos Japwwa, professor de Física do Colégio GGE | Foto: JC360 FOTO: Carlos Japwwa, professor de Física do Colégio GGE | Foto: JC360

Recomece a contagem: faltam cinco dias para a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, as questões são sobre Matemática e Ciências da Natureza, onde são cobrados conhecimentos sobre Física, Química e Biologia. No domingo, 28, você terá das 13h às 18h para finalizar a prova. A partir das 19h, no YouTube da TVJC, você acompanha a análise das questões pelo time de professores do Colégio GGE.

De antemão, o Blog do Enem convidou Carlos Japwwa, Fábio Costa e Eraldo Belarmino para dar orientações de última hora para você aproveitar os últimos dias para revisar assuntos de Física, Química e Biologia. De saída, use esse tempo para resolver questões pontuais dos assuntos que mais caem na prova.

“Nesta reta final, o ideal é valorizar os aspectos temáticos mais recorrentes. Aposte em circuitos elétricos e eletromecânica, ondulatória, assim como energia mecânica, luminosa…”, resume Japwwa. Estes assuntos, ele relembra, permeiam em torno de 10 das 15 questões referentes a Física. Você pode ouvir mais orientações do professor do Colégio GGE. Acesso o EnemCast, no site da Rádio Jornal, ou o Spotify do GGE.

Já Fábio Costa, professor de Química, comenta que o Enem foi perdendo sua proposta inicial ao longo do tempo, a interdisciplinaridade. “Hoje, o aluno não sente nenhuma dificuldade em identificar as questões da prova, pelo menos no caderno de Natureza”, diz, sobre o Enem ter um perfil mais conteudista hoje.

Assim, aposte em exercícios sobre forças intermoleculares e polaridade das moléculas, reações orgânicas, Eletroquímica e Cálculo Estequiométrico, além de explorar questões sobre meio ambiente. Você pode ouvir mais dicas de Fábio Costa. Acesse o EnemCast ou o Spotify do GGE.

Por último e igualmente importante, temos a orientação do professor Eraldo Belarmino (ele também pode ser encontrado no EnemCast e no Spotify do GGE). Ele lembra que os assuntos são cobrados de maneira integrada. Uma questão sobre água pode abordar doenças ou fisiologia vegetal, por exemplo. “Fiquem também de olho no ciclo do nitrogênio”, recomenda.