NOTÍCIAS

Conheça a técnica de mindfulness, que pode ajudar na prova do Enem

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 01/09/2022 às 15:00
mindfulness
mindfulness FOTO: mindfulness

Com informações do Nacional Jovem

Fazer uma prova para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou para um concurso exige do aluno muito foco, atenção, concentração. É um esforço cerebral que pode e deve ser treinado por meio da técnica de mindfulness.

 :arrow: Ouça a entrevista.

Leia também:

> Faltam 90 dias para o Enem: confira dicas para organizar seu tempo

> Inep publica edital do Enem PPL 2022

> Fies começa a convocar pré-selecionados da lista de espera

> Inscrições para o SSA 2023 terminam nesta quinta, 18

> Novo Ensino Médio: Sesi oferece 580 bolsas de estudo gratuitas

> Fies: pré-selecionados devem enviar informações até esta sexta-feira

> Prova do vestibular EAD da UPE será aplicada neste domingo, 21

> MEC libera resultado do Fies: confira calendário

Sobre esse assunto, a reportagem conversou com o psicólogo especialista em Terapia Cognitiva Comportamental Arnaldo Vicente. A técnica, ele explica, consiste em dar "atenção plena intencional, na qual a pessoa sabe que vai prestar atenção em alguma coisa, fazendo com que tenha uma percepção mais realista do presente e não seja prejudicada pelos pensamentos automáticos".

O terapeuta observa que sempre que agimos no modo automático, estamos, na verdade, condicionando o nosso cérebro a não prestar atenção no momento presente. "Quando você não está consciente plenamente do que está fazendo no presente, o cérebro vai fica se deslocando do passado para o futuro", pontua.

À medida em que você faz os exercícios de atenção plena, está também reeducando o seu cérebro, segundo Arnaldo. "Então, o cérebro passa a não ser tão dominado pelos seus pensamentos automáticos, que vão gerar comportamentos automáticos que nem sempre vão levar você aonde você quer".