Patrocinada

O que você precisa saber sobre a redação do Enem nesta reta final

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 20/10/2022 às 8:48
redação FOTO:

Faltam 27 dias para o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), justamente quando os candidatos farão a redação. E é ela - a redação do Enem - o ponto chave para a aprovação, exigindo conhecimento técnico das competências a serem cumpridas, domínio da argumentação e correção gramatical.

A professora da Uninassau, Angélica Guilherme, relembra que o esperado é que o tema da redação do Enem 2022 siga a tendência de anos anteriores. “Continuamos esperando temas sociais. Primeiramente, porque a gente precisa buscar soluções, se não para resolver, para atenuar os problemas sociais”, justifica. Para relembrar, no ano passado, o tema da redação do Enem foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

Segundo Angélica, os estudantes são desafiados a pensar, refletir e escrever sobre esses assuntos. “A partir do momento que o estudante é desafiado a escrever, por exemplo, sobre acessibilidade e como ela pode garantir igualdade entre os sujeitos sociais, ele é levado a refletir sobre a sua condição no mundo. Quais são as formas que ele poderá protagonizar ações que atenuem essas problemáticas em busca de cidadania e de uma sociedade mais justa e igualitária”.

Leia também:

> Uninassau promove 2º MedCampus; inscrições estão abertas

> EAD: tecnologia na educação permite diploma na mão com menos tempo e mesma qualidade

> LEI DE COTAS: Uma década de justiça social nas universidades

De olho nas competências

A redação do Enem é corrigida tendo como base cinco competências (veja lista). A professora Angélica chama atenção para a competência dois, uma das mais complexas e que exige mais repertório do candidato.

“A competência dois cobra a capacidade de o candidato compreender a proposta de redação, aplicar conceitos de diversas áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais de um texto dissertativo argumentativo em prosa”, ensina.

Professora Angélica Guilherme espera que Enem mantenha tendência dos anos anteriores | Foto: Arquivo pessoal

Somente nesta competência, a banca do Enem exige diversas habilidades. Entre elas, a compreensão clara do tema proposto, a identificação da problemática e o desenvolvimento de argumentos e de uma solução.

“O candidato precisa demonstrar que entendeu o tema, que está ligado diretamente à capacidade de falar sobre ele em sua totalidade para não tangenciar esse tema”, detalha Angélica.

Segundo a professora, que tem 10 anos de experiência em correções de redação no Enem, outra exigência é que o candidato “demonstre autoridade” sobre seus argumentos. “É fundamental que ele seja claro em seu ponto de vista e desde o primeiro parágrafo do seu texto, deixe evidente qual a sua opinião sobre o assunto e defenda o seu ponto de vista até o final da redação”. Angélica destaca, ainda, que é estratégico apresentar argumentos de diversas áreas de conhecimento no texto.

Arena Enem

Plataforma pensada para ajudar o candidato a alcançar a nota máxima nas provas, o Arena Enem da Uninassau oferece . São notícias, aulas online e, simulados, além de dicas de redação, truques e macetes, sobre como escrever bem. “Tem também o ‘Fique de olho’, onde os estudantes vão saber quais são os erros que podem levar à nota zero na redação”, comenta Angélica.

Além disso, o Arena Enem oferece também o Programa de Orientação Profissional (POP). Com algumas perguntas, é possível orientar quais cursos os estudantes poderiam ter mais afinidade, de acordo com seu projeto de vida.

Especificamente para redação, o estudante vai também vai encontrar no Arena Enem o serviço de correção de redação, com sugestão de ajustes. “Teremos também aulões com nomes como Fernanda Bérgamo, Diogo Didier, André Luis, Eduardo Pereira e Pedro Urbano.”