Patrocinada

"Memorex” para Ciências da Natureza: confira dicas de Química e Física para o Enem

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 17/11/2022 às 18:01
quimica FOTO:

Dica boa, de última hora, para um checkpoint para a prova de domingo? Você chegou ao local certo e a gente vai te ajudar a refrescar a memória para o segundo (e último) dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Aliás, quem te ajuda são os professores de Química e Física do Colégio GGE.

Ah, se você quiser relembrar pontos importantes de Matemática também, só voltar nas dicas do professor Marconi Sousa.

Leia também:

> Você sabe como fazer a prova de Matemática do Enem? Aprenda com o professor do GGE

Na última semana antes do Enem, confira dicas paras as provas de Ciências Humanas

> SSA 3 é a culminância da boa base e da concentração no trajeto até a UPE

> SSA 2: conheça a prova e alcance seu resultado

> SSA 1 é o primeiro passo para uma vaga na UPE

Voltando à Química, o professor do GGE Fábio Costa fez uma lista de 5 itens, bem detalhados, que vão te ajudar a afiar os últimos segundos, todas baseadas nos assuntos mais cobrados pelo Enem:

Forças moleculares

“Forças moleculares e as propriedades que estão relacionadas a elas são assuntos que mais caem no Enem. As propriedades das substâncias - polaridade, solubilidade, volatilidade, por exemplo - estão relacionadas às interações entre as suas moléculas. Claro, o assunto é cobrado associado às propriedades das substâncias que dependem dessas interações”.

Dica 1

Eletroquímica

“Pilhas e eletrólise e, claro, sempre fazendo uma análise para o viés do cotidiano. O Enem gosta muito de cobrar associação em série de pilhas. Podemos dar exemplos: porque não posso comer um alimento enlatado cuja lata esteja amassada? Porque formou uma ‘pilha’ e vai contaminar o alimento. Outro: porque pessoas que têm obturação de amalgma de prata, ao morderem um papel alumínio, podem sentir um ‘choquezinho’? Porque foi, ali, criada uma ‘pilha’. Além disso, o processo de oxidação, o conceito de metal de sacrifício é também muito cobrado no Enem. Ainda na eletroquímica, tem eletrólise, onde pega a produção do alumínio, a galvanoplastia, e as leis de Faraday, assuntos que são voltados para o nosso dia a dia”.

Dica 2

Meio ambiente

“Aí é que ele revisa a chuva ácida, o aquecimento global, as energias alternativas, tudo que esteja relacionado às diversas formas de poluição do meio ambiente: a poluição sonora, térmica, atmosférica, dos lagos, dos rios. Pode envolver o conceito de reciclagem, o descarte inapropriado de plásticos, o lixo eletrônico”.

Dica 3

Estequiometria

“Também sempre está presente em provas, incluindo os casos particulares: rendimento, pureza, excesso de reagentes, reações consecutivas”

Dica 4

Reações orgânicas

“O Enem cobrou oxidação branda e enérgica de alcenos, ozonólises de alcenos e oxidação de álcoois. Podem vir em casos com bafômetro, com problemática de uso de álcool. Podem ser cobradas ainda questões com reações de substituição, de eliminação, de adição. A de eliminação, hidrólise de um éster, que feita em meio básico produz sabão. Por isso, chamada de saponificação”.

Dica 5

Carlos Japwwa, professor de Física do Colégio GGE | Foto: JC360

“Memorex” de física

O professor Carlos Japwwa, de Física, também passou pelo Blog do Enem para desejar boa sorte e listar assuntos recorrentes para a prova do próximo domingo (20):

Priorize:

  • Fenômenos Ondulatórios;
  • Circuitos/ instrumentos de medida;
  • Energia/trabalho e potência.

Lembre-se que:

  • A quantidade de movimento que se conserva é a do sistema e não a de cada corpo.

E ainda:

  • Propriedades do gráfico velocidade tempo;
  • Propriedades de eletrização;
  • Propriedades dos imãs;
  • Produção de energia a partir da indução eletromagnética.