Patrocinada

Núcleo de Trabalhabilidade da UNINASSAU apoia ingresso no mercado de trabalho

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 02/01/2023 às 16:18
Núcleo de Trabalhabilidade da Uninassau | Foto: Jailton Jr/ JC360
Núcleo de Trabalhabilidade da Uninassau | Foto: Jailton Jr/ JC360 FOTO: Núcleo de Trabalhabilidade da Uninassau | Foto: Jailton Jr/ JC360

Ingressar no ensino superior é um passo importante para o mercado de trabalho, mas não é garantia de trabalhabilidade. Instituições de ensino podem ser grandes aliadas nesse caminho, apoiando a formação técnica e profissional e agindo como parceiras na busca por vagas, na formulação e adequação de currículos e na preparação para entrevistas. Um apoio fundamental.

Na UNINASSAU, existe uma área focada nisso. O Núcleo de Trabalhabilidade, Empregos e Carreiras (NTEC) foi criado em 2015 com o nome de Núcleo de Talentos. No entanto, a nova nomenclatura, mais completa, consegue definir bem a missão: trabalhabilidade é a capacidade de gerar renda a partir de uma atividade, não importa qual. Este é o objetivo do NTEC.

“Prestamos suporte independentemente do caminho que o aluno escolher. Sabemos que apenas a graduação não é uma garantidora de sucesso, o aluno precisa de uma orientação sobre o mercado de trabalho”, diz Mirela Pereira, analista de Carreiras da UNINASSAU

Leia também:

> Cursos Superiores Tecnológicos são caminho ao mercado de trabalho

> ARENA ENEM tem FERNANDA BÉRGAMO: confira dicas e orientações para a redação

> EAD: tecnologia na educação permite diploma na mão com menos tempo e mesma qualidade

> LEI DE COTAS: Uma década de justiça social nas universidades

> Para profissionais em alta, uma universidade parceira

Em 2022, o Núcleo fez mais de 1.800 consultorias e tem mais de 15 mil alunos cadastrados no seu portal de vagas. Segundo Mirela, são mais de 10 mil empresas conveniadas das quais 430 passaram a integrar o NTEC neste ano.

Trabalho | Foto: mwitt1337/ Pixabay

Para se ter uma noção do volume de oportunidades processadas pelo Núcleo de Trabalhabilidade, Empregos e Carreiras da UNINASSAU, são assinados mais de 50 contratos de estágios por dia. E esse número só tende a aumentar. “Participamos ativamente na busca de vagas, a gente emite o contrato, faz a assinatura e também o arquivamento do documento para que isso fique registrado”.

Só a UNINASSAU tem

O Núcleo de Trabalhabilidade, Empregos e Carreiras é um serviço único, que funciona como uma ponte entre o aluno e o mercado de trabalho, e é destinado a alunos e egressos das instituições do Ser Educacional.

“A gente norteia todas as demandas do estágio não obrigatório, inclusive a emissão, a análise e a assinatura dos contratos. Damos suporte não só à marca UNINASSAU mas a todas mantidas que englobam o Ser Educacional”, completa Mirela.

O Núcleo faz buscas diárias por todos os tipos de vagas: estágios, empregos e Jovem Aprendiz, além de concursos públicos e seleções simplificadas, entre outras oportunidades. Segundo Mirela, tudo que pode ser um caminho para o mercado de trabalho é mapeado e divulgado. O Núcleo também faz convênios com empresas que garantem, aos alunos UNINASSAU, participação em eventos profissionais e em seleções exclusivas.

Além disso, quem busca esse serviço conta com um portal de vagas super moderno e recebe por e-mail a oferta de vagas compatíveis com seu perfil. Tem, ainda, o perfil visto pelas empresas.

Consultoria

“Oferecemos ainda as consultorias individuais de carreiras, personalizadas, que visam ajudar o aluno a conseguir a oportunidade que ele deseja. O currículo passa por análise e damos feedback, dizemos o que está certo e errado e como deixar o currículo mais atrativo para a vaga que está sendo pleiteada. E se o aluno não tiver currículo, a gente ajuda a criar um do zero”, detalha Mirela.

O outro serviço é o "Prepare-se para a entrevista". Assim, Mirela explica que, com um aluno que está em processo seletivo, são trabalhadas as perguntas mais recorrentes e as respostas mais estratégicas. “Coisas comuns como ‘diga uma qualidade e um defeito seu’. Como falo um defeito sem que isso atrapalhe meu desempenho?”.

Por fim, o Núcleo oferece o serviço “Descubra o seu perfil", que é um atendimento voltado para as principais características profissionais desse aluno. “Aplicamos questionário que mapeia a personalidade e a tomada de decisão do solicitante. No atendimento, passamos informações como pontos mais fortes, características mais observadas e pontos de fragilidade”, explica Mirela Pereira.