Patrocinada

Onde usar a NOTA DO ENEM? Professor da UNINASSAU orienta caminhos a candidatos

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 05/01/2023 às 16:30
Emerson Lavôr,  diretor de Programas Estudantis do Ser Educacional | Foto: Jailton Jr/ JC360
Emerson Lavôr, diretor de Programas Estudantis do Ser Educacional | Foto: Jailton Jr/ JC360 FOTO: Emerson Lavôr, diretor de Programas Estudantis do Ser Educacional | Foto: Jailton Jr/ JC360

No dia 13 de fevereiro de 2023, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os milhares de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarão com suas notas em mãos. São elas que garantem o ingresso em instituições de ensino superior no Brasil e em Portugal: mas você sabe como utilizá-las para chegar à sua sonhada vaga?

A nota do Enem pode ser aplicada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para vagas em instituições públicas brasileiras; para as particulares, fique atento ao modelo de seleção das que você tem interesse.

Leia também:

> Cursos Superiores Tecnológicos são caminho ao mercado de trabalho

> ARENA ENEM tem FERNANDA BÉRGAMO: confira dicas e orientações para a redação

> EAD: tecnologia na educação permite diploma na mão com menos tempo e mesma qualidade

> LEI DE COTAS: Uma década de justiça social nas universidades

> Para profissionais em alta, uma universidade parceira

“Estudantes devem acessar o site da UNINASSAU e selecionar Vestibular da Graduação. Depois, escolham a forma de ingresso ‘Nota do Enem’ e, por fim, após preencher os dados cadastrais, anexem o Comprovante de Nota do Enem-Inep”, explica o diretor de Programas Estudantis do Ser Educacional, Emerson Lavôr. É possível aplicar a melhor nota alcançada no Enem nos últimos cinco anos.

Já para quem pleiteia uma vaga no curso de Medicina, o professor Lavôr explica que o processo seletivo é feito apenas por meio do vestibular tradicional. Conheça mais sobre o curso de Medicina da UNINASSAU e fique de olho no calendário para a seleção de 2023.

Por que escolher a UNINASSAU

Primeiramente, o professor Emerson Lavôr explica que ter um diploma da UNINASSAU significa ser formado por uma instituição com quase 20 anos de história. São 18 estados e mais de 50 cidades alcançados por modelos de ensino presencial e a distância.

“Com trajetória marcada por conquistas, premiações e trabalho em prol das comunidades, a UNINASSAU firmou-se como uma das principais marcas em ensino superior das regiões Norte e Nordeste do Brasil”, acrescenta Lavôr.

Tudo isso é regido pelo sistema de aprendizagem Ubíqua, pautado por uma educação onipresente que busca integrar estudantes a trilhas de aprendizagem através da tecnologia. Entre elas estão a PHD Compartilha, Híbrido, Sponsor, Notável Mestre, Ser Experience, Navega, Osga e o Mercado de Trabalho em Foco.

Prouni Recife / Foto: Juliana Melo/NE10

O que mais fazer com a nota do Enem?

PROUNI MUNICIPAL: O Programa Municipal Universidade para Todos – PROUNI – do Recife concede bolsas de estudos universitários integrais para estudantes de cursos presenciais de graduação, oferecidos por instituições de ensino superior estabelecidas no Município do Recife. Para o ano de 2023 as inscrições do processo seletivo estão previstas para o período de 18 a 22 de janeiro.

“Estudantes devem ficar atentos ao cronograma do processo seletivo através do site https://prouni.recife.pe.gov.br/ , com todo o calendário oficial para 2023. No momento da inscrição o estudante terá acesso às vagas destinadas aos cursos da UNINASSAU, apenas na modalidade presencial”, explica Emerson Lavôr.

Para concorrer a uma bolsa nesta modalidade, o estudante deve cumprir alguns requisitos. Entre eles, ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. Além disso, é preciso ter feito o Enem e ter alcançado nota mínima de 450 pontos de média.

PROUNI FEDERAL: O Programa Universidade Para Todos (Prouni) da UNINASSAU oferta bolsas de estudo integrais (100%) em curso de graduação da modalidade presencial e EaD. Para concorrer às vagas, é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem. Há outras exigências, como não ter diploma de ensino superior. Confira os demais.

FIES: O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. A partir de 2018, o FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.