Enem – Portal NE10

publicidade
04/mar
Fits_Hugo Maranhão JC360

Metodologia ativa constrói conhecimento sólido para alunos de Medicina

Publicado por Tatiana Notaro em PARTICULARES às 10:02

Exigindo anos de estudo e dedicação, a graduação em Medicina é o início de um caminho promissor. Todo tempo dedicado é recompensado com uma carreira de conquistas pessoais e profissionais – e ter uma instituição de ensino competitiva e completa no currículo faz toda diferença na hora da formação. Nesse sentido, as faculdades particulares já são um nicho real, acessível e responsável pela propulsão que a formação de novos médicos vem ganhando.

A Faculdade Tiradentes (Fits) – que integra o Grupo Tiradentes – é uma delas. A instituição é ligada a 17 unidades de Saúde da Família e oferece ainda o Programa de Residência em parceria com a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes e o Hospital Memorial de Jaboatão.

A opção pela graduação na Fits é um acerto, segundo a coordenadora adjunta da graduação, Dra. Rita Hoffmann. “O aluno estudará em uma instituição moderna, muito bem estruturada e com uma metodologia de ensino inovadora”, explica. A Fits iniciou suas atividades em 2018 e forma sua primeira turma em 2023.

A Fits, onde funciona o curso de Medicina do Grupo Tiradentes em Pernambuco, está localizada em Jaboatão dos Guararapes | Foto: Hugo Maranhão/JC360

Rita Hoffman explica que embora a Fits não tenha uma linha de financiamento próprio – como tem a Unit Pernambuco (link) – aceita alunos beneficiários do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Financiamento Estudantil (Fies) e do PraValer. Outra forma de bancar os estudos na Fits é concorrendo às bolsas de estudos da instituição, que concede 100% de desconto. “São bolsas destinadas a alunos que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas ou com bolsas em escolas particulares. É preciso, ainda, ser munícipe da cidade de Jaboatão dos Guararapes por pelo menos três anos”, completa.

Leia também:

> MEC anuncia regras para o Fies do segundo semestre de 2021
> Ensino híbrido veio para ficar – e se adaptar
> Parceria potencializa acesso de alunos da Unit-PE ao mercado de trabalho
> Com teoria e prática afiadas, Odontologia e Fisioterapia oferecem caminhos múltiplos
> Unit-PE e Porto Digital ampliam parceria com oferta de quatro pós-graduações
> Radiologia e Estética: graduações abrangentes e atentas às demandas do mercado

Metodologia ativa

Na Fits, a metodologia ativa é o cerne da aprendizagem. Segundo a coordenadora, essa forma de ensinar e aprender incentiva a construção do conhecimento e a pesquisa. “É uma forma de aprendizado baseada em resolução de problemas, tanto individualmente como em grupos, casos clínicos e gamificação. Além disso, usamos a ‘sala de aula invertida’, em que o aluno ministra a aula e vários outros recursos que têm por objetivo estimular a pesquisa”, comenta a coordenadora.

Dra Rita Hofmann, coordenadora adjunta do curso de Medicina da Fits | Foto: Divulgação

A Fits conta com uma estrutura própria e cooperada que permite uma vivência ampla e rica da metodologia ativa. Nesse sentido, o Programa de Residência conta, ainda, com 80% das vagas destinadas ao Programa de Medicina de Família e Comunidade, ajudando a fortalecer o cuidado na atenção primária do município de Jaboatão. 

Outro canal aberto e incentivado pelo Grupo Tiradentes, o Programa de Internacionalização, também se estende aos alunos matriculados na Fits. A iniciativa é uma excelente oportunidade de o aluno ampliar seus conhecimentos, por meio do Tiradentes Institute e da University of Massachusetts, em Boston. [link]